quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Faz falta sangue novo.

Ao viajarmos na A2, no sentido sul-norte, vemos, no Alentejo, um desses «outdoors» publicitários a divulgar um concelho limítrofe do nosso concelho de Salvaterra. O referido outdoor «puxa a brasa» à sardinha deles e diz que esse tal concelho «inspira».

Ontem à noite estive à conversa com um empresário estabelecido em Salvaterra, vai já para onze anos, e ouvia os seus desabafos: «aqui não se passa nada», dizia ele com ar triste e resignado.

Esta manhã falei com um homem da arte e do espectáculo, residente em Salvaterra, e queixava-se de que «isto» (referindo-se a Salvaterra) «é uma tristeza; em Salvaterra não se passa nada».

E não se vê melhoras. O executivo, cansado, a arrastar-se, já não tem visão, não tem sonho, não tem projecto nem estratégia para o concelho. É confrangedor ver o passo arrastado dos membros do executivo! Alegadamente instalaram-se interesses, clientelas e, pelo que se ouve, favores que uns têm de pagar a outros.

Bem dizia Camões: «O rei fraco faz fraca a forte gente»! Salvaterra pode ter e fazer mais. Os salvaterrenses são pessoas esforçadas, competentes, capazes... mas não podem fazer muito se a força do bloqueio é quem manda!

São muitos anos de cumplicidades... MAS É PRECISO SANGUE NOVO NO SISTEMA.

É preciso novas ideias, dirigidas por gente nova que não tenha contas a ajustar nem favores a pagar.

Não há como enganar... e não é possível o executivo não perceber: A PRIORIDADE PARA SALVATERRA É ATRAIR INVESTIMENTO E DINAMIZAR A ECONOMIA LOCAL. É ISTO QUE É NECESSÁRIO PARA A SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS, DO EMPREGO E DAS FAMÍLIAS; O RESTO É CONVERSA FIADA.

Posto isto, o PSD tem propostas em 5 áreas vitais para injectar vida, dinamismo, movimento em Salvaterra. A saída está em dar atenção aos sectores:

EMPRESARIAL
CULTURAL
URBANÍSTICO
TURíSTICO
AMBIENTAL

E mais importante que dizer o que está mal.... é dizer como pode melhorar. E vai melhorar... quando os melhores tiverem oportunidade de fazer.