sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Extinção da freguesia de Marinhais - temos pena

Que confusão, que gritaria...! Esta semana fomos supreendidos por um «sururu» em Marinhais relativamente à polémica questão da extinção de freguesias. Fomos alertados para o facto de que soava o alarme, lá pelas bandas da Junta de Freguesia, de que o governo do PSD/CDS ia extinguir a freguesia de Marinhais. Vejam só... que mau que é o PSD!!!

Estamos perante um comportamento de aproveitamento político saloio, folclore político em estado puro. Aproveitar a «não-notícia» da extinção da freguesia e apontar o PSD como culpado é falta de seriedade política. Vejamos:



1. O reordenamento das freguesias deste concelho ainda não está fixado, definido. Será visto, como é óbvio, casuisticamente. E é evidente que a freguesia de Marinhais não será extinta. O que será um chatice para os PeSsimistas do PS que até gostavam que assim fosse, para poderem capitalizar votos. No que a Marinhais diz respeito, tentem ganhar votos fazendo menos asneiras.



2. Esta reordenação do mapa autárquico é o resultado de um trabalho ousado a que nenhum governo teve ainda a coragem de atender. O que se passa por esse país afora, no que ao ordenamento autárquico diz respeito, é de bradar aos céus. E é necessário fazê-la!



3. Esta alteração deve-se, ainda, às medidas financeiras a que estamos obrigados. É preciso algumas extinções - ou antes agregações - de freguesias para poupar dinheiro. E por que razão temos de poupar e cortar desta forma violenta? Já se esqueceram que houve um partido que, nos últimos 16 anos esteve 14 anos no poder e, nos últimos 6 anos levou o país à falência???



Isto é, há uns sujeitinhos que espacaram a vítima e a deixaram a esvair-se, a sucumbir, a morrer. Há em seguida quem seja chamado a auxiliar a vítima e depois, os que lhe deram a sova, ainda culpam quem está a tentar salvar o coitado.


É evidente que o PSD/Salvaterra estaria contra o que nunca acontecerá: a extinção da freguesia. Mas aos que gostavam que a freguesia fosse extinta para daí tirar dividendos políticos e ganhar votos contra o PSD, eu digo, «temos pena»!!!

domingo, 23 de outubro de 2011

O BURACO DAS PPP

A Direcção Geral do Tesouro e Finanças acaba de produzir um relatório que arrasa com o modelo das Parcerias Público-Privadas criado no tempo do governo socialista de Guterres. O buraco no orçamento é de 15 mil milhões de euros. Vams lá dar uma olhadela aos números e ver quantas parcerias foram criadas em cada governo dos últimos anos:

Governo António Guterres : 30
Governo Durão B...arroso : 6
Governo José Sócrates: 50

Alguma dúvida sobre quem (des)governa os dinheiros públicos???



UM EXERCÍCIO DE ANAMNESE

PROPONHO UM EXERCÍCIO DE ANAMNESE, isto é, tornar a trazer à memória uns factos importantes.

Ora bem: relativamente à revolta que o povo português sente por causa das medidas draconianos de que somos todos vítimas, deixava uma pergunta: não é verdade que o estado difícil a que chegamos deve ter causas muito mais remotas que este período de seis anos de «Governo Sócrates»? Não será que outros gov...ernos anteriores também ajudaram a contribuir para este estado de coisas??? Se a resposta for sim, que governos, então, antecedram este? Vejamos:

XVIII Governo Constitucional 2009-2011, José Sócrates
XVII Governo Constitucional 2005-2009, José Sócrates
XVI Governo Constitucional 2004-05, Santana Lopes
XV Governo Constitucional 2002-04, Durão Barroso
XIV Governo Constitucional 1999-2002, António Guterres
XIII Governo Constitucional 1995-99, António Guterres

Ora, desde 1995 - há 16 anos! - que fomos governados por socialistas, à excepção dos dois anos de Barroso (os meses de Santana são irrelevantes do ponto de vista político).

Alguma dúvida? Há políticos culpados de políticas erradas. Acho, todavia, que há que ter esperança e ir em frente. Não podemos mudar o caminho percorrido, mas podemos mudar o caminho a percorrer.

domingo, 16 de outubro de 2011

Ainda a Madeira...

Ainda no rescaldo das eleições na Madeira, é sem surpresa que constatamos que:
1. PSD - manteve a maioria absoluta de deputados na Assembleia Legislativa. Depois de tanta gente falar, o povo falou.
2. PS - seguindo a tendência no continente, levou uma sova com uma derrota penosa.
3. PCP - o povo madeirense não dá confiança aos comunistas. Passaram os mitos relativos aos comunistas, mas o povo não confia neles.
4. CDS - subiu beneficiando do clima de coligação no continente. Votar no CDS foi uma forma de não votar PSD, mas sem zangas.
5. BE - o bloco sumiu. Aos comunistas de extrema esquerda a Madeira disse, enfaticamente, não!

O que me admira é a longevidade, a resistência, a capacidade de permanência deste coordenador do BE. Isto é, depois de duas derrotas esmagadoras - primeiro em Junho, nas legislativas e agora em Outubro - como é que foram silenciadas as vozes discordantes que tinham começado a surgir em Junho??? E como é??? Noutro Partido, com estas duas derrotas -num Partido onde haja rotatividade de poder - o lider já tinha dado lugar a outro. Mas no BE, não. No BE, em equipa que perde ninguém mexe. Até faz lembrar o exercício do poder à boa maneira comunista de há uns anos atrás...!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Uma sugestão

Deixo aqui uma sugestão: quando (ou se) os portugueses pensarem em organizar manifestações de protesto e descontentamento pela conjuntura actual, considerem a possibilidade de se manifestar, de forma ordeira mas aos milhares, à porta da casa de cada um dos elementos que compõem esta trupe. Deixem o trânsito circular nas ruas e avenidas, trabalhar quem quer e precisa... e bloqueiem-lhes, isso sim, a rua deles e barrem-lhes a porta de casa quando eles forem a sair para o Golf, para o Ginásio ou para as férias intercalares nas Bahamas...! Saiba que em 2005 a dívida pública era de 50% do PIB e depois de 5 anos de Sócrates, em 2010, a dívida era já 94% do PIB. Por isso, as medidas agora tomadas são a resposta necessária a um défice que tem culpados: ei-los!!!

Passos Coelho no Parlamento

VEJA UMA DECALARAÇÃO DO PRIMEIRO MINISTRO PASSOS COELHO, NO DEBATE PARLAMENTAR DE HOJE


http://www.psd.pt/?idc=6&idi=82507