sábado, 27 de março de 2010

A geometria política de Passos Coelho

Do ponto de vista sociológico, a arrumação partidária que resulta desta eleição – com uma vitória tão expressiva a partir das bases, 61% – poderá fazer de Passos Coelho o novo ocupante e representante do espaço sociológico até agora ocupado por Santana Lopes. Isto é, Santana Lopes, que sempre foi visto como o representante das bases, do tal PPD, pode ter perdido agora esse estatuto para Passos Coelho. E isso pode trazer uma nova configuração e um novo equilíbrio de forças dentro do PSD. Ao que tudo indica, Passos Coelho conseguiu reunir, desta vez, os dois terços que há dois anos ficaram divididos ente ele e Santana. Rangel e Aguiar Branco ficaram, grosso modo, com o terço «e picos» que há dois anos ficou com Ferreira Leite.

E este é, indubitavelmente, um óptimo começo. E se, a esta implantação sociológica, Passos Coelho conseguir juntar um vigor ideológico (representado num bom programa político) e uma capacidade para promover coesão interna, então temos Primeiro-Ministro.


Mas atenção: este triângulo evolui ainda para um quadrado. Passos Coelho tem de conseguir falar ao centro - àquele eleitorado que anda de candeias às avessas com o PSD e tem andado ali pelo PS. E é preciso não esquecer que o duelo será, muito provavelmente, com António Costa (PS) e não com Sócrates. Não esqueçamos que também o PS vai obrigatoriamente renovar-se... e se o fizer com Costa, manter-se-á um PS de centro e não de esquerda.


Este é o quadrado de Passos Coelho: implantação sociológica, vigor ideológico, coesão interna e discurso ao centro.

Entretanto, a concelhia do PSD está também determinada a criar «momento político» e a ser determinante aqui no concelho.

E lembre-se: o PSD, em Salvaterra, é mais que oposição: é alternativa!!!


Luís Melancia

sábado, 20 de março de 2010

ESCLARECIMENTO



COMUNICADO

A Comissão Política do PSD de Salvaterra de Magos dá a conhecer a sua neutralidade face aos diferentes candidatos que disputam a liderança do Partido. Entendemos que este modelo de votação devolve a cada militante a responsabilidade individual de agir e votar em conformidade com a sua consciência e convicção políticas.

Por isso, A COMISSÃO POLÍTICA DO PSD DE SALVATERRA NÃO APOIA OFICIAL E FORMALMENTE NENHUMA DAS QUATRO CANDIDATURAS APRESENTADAS. Sem prejuízo do que atrás fica escrito, cada membro da comissão política tem, ainda assim, a prerrogativa, o privilégio, o direito de apoiar, de modo indivual, aquele candidato com o qual melhor se identifica.

Assim, recusamos e denunciamos qualquer tentativa de acantoar a Comissão Política do PSD de Salvaterra, colando-o a qualquer das candidaturas que estão no terreno.

O Presidente da Comissão Política,

Luís Melancia


sexta-feira, 19 de março de 2010

As reparações na viatura oficial da srª presidente estão garantidas e pagas... na minha e na sua é que não.



LAMENTÁVEL!!!!
Em Salvaterra, o termo «estrada» tem uma nova definição: uma estrada é um buraco à volta do qual se coloca uns resíduos de alcatrão.
São só quatro imagens, mas repetem-se 300, 400, 500, 600 vezes em todo concelho de Salvaterra de Magos.
É só buracos! Na gestão financeira do município é o que se sabe (sem considerar o que ainda está escondido) e nas vias de comunicação é esta desgraça. As reparações na viatura oficial da srª presidente estão garantidas e pagas... na minha e na sua é que não.
Pois, até se percebe: sendo Salvaterra de Magos uma das Câmaras que mais gasta com ordenados dos funcionários (uns escandalosos 41% do total das receitas) é lógico que não há dinheiro para pôr os funcionários a reparar as estradas e as ruas do concelho. Mas dá jeito ter tantos funcionários mesmo que não funcionem: é que assim garante-se uma rede, uma teia de interesses, interessados e interesseiros, que votam em que lhes dá tacho.
De uma coisa estamos certos: as próximas urnas de voto vão ser mesmo urnas: vamos, através delas, finalmente, enterrar este negro período de gestão bloqueira. Esta «Idade Média» sombria, atrasada, que assolou este concelho, está a chegar ao fim!
O PSD é mais que oposição: é a alternativa.

terça-feira, 2 de março de 2010

OS PREOCUPANTES NÚMEROS DO DESEMPREGO

OS PREOCUPANTES NÚMEROS DO DESEMPREGO NO CONCELHO

De acordo com o último Boletim mensal de estatísticas do I.E.F.P., o número de desempregados do concelho de Salvaterra de Magos atingiu o valor mais alto dos últimos anos:
1.810 cidadãos desempregados no concelho

Da análise do referido Boletim destaca-se ainda o aumento do número de desempregados, em termos homólogos, de 15,2%. Assim,
JANEIRO DE 2009 - 1571 desempregados
JANEIRO DE 2010 - 1810 desempregados
Janeiro de 2009 »»» Janeiro de 2010 = + 15,2%
De notar ainda que, só no último mês, verificou-se um aumento de 7,2% do número de desempregados.
Todos sabemos o que isto significa:
*Aumento da marginalidade
* Desmotivação social
* Degradação das condições de vida
O PSD EXIGE:Por favor, srª Presidente, veja que é urgente a criação de MEDIDAS EXCEPCIONAIS para atacar este flagelo social. Exigimos-lhe o que é de sua obrigação: a Competência, a Criatividade e o Compromisso de fazer do desemprego o grande combate deste último mandato...

segunda-feira, 1 de março de 2010

Eleição de delegado

INFORMAMOS TODOS OS MILITANTES QUE
DIA 2 DE MARÇO, TERÇA-FEIRA,
TERÁ LUGAR A ELEIÇÃO DO DELEGADO AO
XXX II CONGRESSO DO PSD.
A ELEIÇÃO DECORRERÁ NA SEDE,
ENTRE AS 19 E AS 21 HORAS.